Pergolados, faça um em seu jardim

Pergolados: Saiba mais sobre um dos elementos paisagísticos que mais valorizam um jardim.

Pergolados ou pérgolas são construções feitas no jardim com a finalidade de ser um lugar agradável, com sombra,  brisa e o cantar dos pássaros. É um dos elementos paisagísticos que mais valorizam um jardim.

Sob um pergolado pode-se deitar numa rede, ler, relaxar. Os pergolados usam-se ainda  como garagem, continuação de varandas e espaços gourmet, entre outros. Mesmo pequenos jardins podem receber um pergolado. Diminutos ou amplos, são sempre conchegantes.

Pergolado de madeira com sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis)

Ao projetá-lo, leve em conta a composição com o ambiente, as prioridades do uso, a facilidade de aquisição de materiais, a disponibilidade de mão-de-obra, a necessidade de manutenção e o valor disponível para investir.

 Em relação ao material pense nas opções a madeira, o aço, o aço inoxidável etc.

Pergolado de aço inox

Se madeira, esta pode ser aparelhada, rústica ou roliça. Certifique-se que tenha o selo FSC Brasil (Forest Stewardship Council – em português, Conselho de Manejo Florestal). Peças roliças devem ser de eucalipto tratado.

Pergolados de ferro podem ser pintados ou – o que acho mais interessante – feitos com aço córten. De aspecto enferrujado, marrom avermelhado, lembra madeira. A manutenção neste caso é quase inexistente e o efeito é muito bonito. Tem em média três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.

Em aço inox, impera a leveza e a elegância. Fica bom em jardins minimalistas, modernos ou de terraços, que não suportam muito peso.

Atualmente existe ainda a possibilidade de recortar as peças de aço a plasma ou laser, onde belos murais podem compor a lateral e o teto do pergolado.

pergolado de ferro com sete-leguas (Podranea ricasoliana)

COBERTURA DO PERGOLADO

Sobre os pergolados, podem-se usar plantas ou não. Quando optamos por plantas, inviabilizamos outros tipos de cobertura. Sem plantas é possível usar vidro ou policarbonato com forro de bambu, madeira ou tecido com a função de amenizar a incidência solar.

No caso de pergolados cobertos com plantas, há uma enorme lista de espécies.

Belas flores: jade-vermelha (Mucuna benetti), jade-verde (Strongylodon macrobotrys), sete-leguas (Podranea ricasoliana), sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis), dipladênia (Mandevilla x amabilis) primavera (Bougainvillea sp.) rosa-trepadeira (Rosa wichuraiana).

Perfumadas: jasmim-de-madagascar (Stephanotis floribunda), jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum).

Frutíferas: maracujá (Passiflora edulis), uva (Vitis vinifera).

Texto de Rosalba da Matta Machado publicado originalmente na coluna Jardinando do portal Mundo Husqvarna. Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

uva (Vitis vinifera)

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format