ESPÉCIES VEGETAIS

Conheça algumas das plantas que usamos em nossos jardins.

Ao clicar na imagem você verá a galeria de fotos das espécies fotografadas.

Fotos: Rosalba

Árvores

Delonix regia

A flor do flamboyant é de uma beleza sem igual. Colorem de vermelho o verde das árvores. No detalhe, as anteras (orgãos sexuais masculinos).

Delonix regia

Originária de Madagascar, o flamboyant deve ser usada em grandes áreas pois possui agressivas raízes superficiais que podem danificar casas e calçadas.

Acacia podalyriifolia

Chamada popularmente de acácia-mimosa, tem uma exuberante floração amarela e belas folhas acinzentadas. É originária da Austrália e  aprecia pleno sol.

Plumeria rubra

As diversas variedades de Plumeria rubra  tem flores de várias cores. Essa tem flores brancas com miolo amarelo. Perde as folhas no inverno tornando-se muito escultural, principalmente a noite, com uma boa iluminação.

Plumeria rubra

O jasmim-manga com suas flores perfumadas ficam perfeitos em jardins tropicais. As flores são usadas nos colares que os havaianos nos dão boas-vindas.

Tabebuia roseo-alba

O delicado ipê-branco forma alamedas que ficam simplesmente fantásticas durante sua floração, que ocorre entre julho e agosto.

Physocalymma scaberrimum

Pouco usada, o pau-de-rosas tem uma intensa e delicada floração cor-de-rosa. É nativo do Centro-Oeste e Nordeste brasileiro. É considerada uma das mais belas árvores brasileiras.

Tabebuia chrysotricha

Nosso precioso ipê-amarelo. Uma singela homenagem da minha querida avó, Stella Carvalho da Matta Machado: "O ipê que era tão verde/E que da mata é um tesouro/Se transforma de repente/Em uma copa de ouro!"

Arbustos

Rosa grandiflora

As rosas são icônicas. Canteiros de roseiras ficam perfeitos tanto em jardins clássicos como em jardins contemporâneos.  

 Hydrangea macrophylla

As inúmeras flores agrupadas da hortência  formam um belíssimo bouquet. Em solos alcalinos suas flores tornam-se rosadas.

Fushia hybrida

Brinco-de-princesa é o nome popular deste arbusto que floresce durante quase todo o ano  e ainda atrai beija-flores.

Pachystachys lutea

As partes amarelas são denominadas bráctea. As flores, brancas, nascem nas brácteas. O conjunto atrai muitos beija-flores.

Dendrobium sp.

Existem inúmeras espécies de orquídeas. Essa espécie é um Dendrobium. Depois que florescerem, retire-as dos vasos e amarre-as em árvores e palmeiras utilizando apenas um barbante marrom para segurar as raízes. Firme bem. Em pouco tempo estarão enraizadas nos caules. Evite o sol da tarde.

Lavandula angustifolia

A espécie de lavanda que temos disponível no Brasil é uma das utilizadas na França. Suas brácteas de cor lilás com suas minúsculas flores brancas atraem abelhas. Saches feitos de ramos secos e colocados sob o travesseiro são ótimos para ajudar a ter uma boa noite de sono.

Thunbergia erecta

Conhecida como manto-rei, esta planta fica perfeita como cerca-viva. Chega até os 2,5m de altura. Floresce praticamente o ano todo e tem rápido crescimento. Plante-a ainda pequena comece a podá-la logo após o plantio para que fique bem ramificada.

Palmeiras

Bismarckia nobilis

Palmeira extremamente ornamental, de folhas palmadas acinzentadas. Deve ser plantada em locais amplos devido ao seu grande tamanho. A bismackia é originária do Madagascar.

Archontophoenix cunninghamii

Os frutos vermelhos da seafórtia atraem várias espécies de pássaros. É uma palmeira delicada que atinge até 15m de altura após vários anos. Originária da Austrália.

Rhapis excelsa

Palmeira asiática, que aprecia meia-sombra. Folhas sempre verdes. Atenção as raízes que invadem todos os espaços. 

Caryota urens

Apesar de muito ornamentais, os cristais nos frutos da cariota, podem causar irritação quando em contato com a pele, sendo reportado até mesmo edema de glote. 

Forrações

Gazania nivea

Forração originária da África, a gazânia deve ser usada a pleno sol. Suas folhas são cinzas e floresce na primavera e verão.

Fitonia verschaffeltii

Nativa do Acre, essa forração que tem como destaque suas nervuras vermelhas fica linda em ambientes sombreados e a meia-sombra.

Arachis repens

Planta rasteira versátil e resistente, encanta a todos quando surgem suas minúsculas flores amarelas na primavera e verão. É nativa do Brasil.

Hemerocallis Cora Ofter

Uma das centenas de espécies de lírio existente, é usada em canteiros. É originária do Japão e China. Florescem na primavera e verão e encantam os olhos com suas inúmeras flores.

Lantana montevidensis

Planta que floresce o ano todo, com pequenas flores lilás que exalam um suave perfume. Fica bem em jardineiras e bacias. Atenção: é tóxica!

Trepadeiras

Petrea subserrata

Delicadas flores roxas surgem no inverno e na primavera. Fica linda no alto de cercas e muros. É conhecida popularmente por flor-de-são-miguel.

Podranea ricasoliana

Conhecida por sete-léguas, tem um tom rosado nas flores e floresce quase o ano todo. É originária da Oceania e proporciona uma ótima sombra em pergolados.

Congea tomentosa

A congéia forma um mar de bracteas rosadas com minúsculas flores brancas no auge de sua floração. É perfeita ficar no topo de muros e cercas.

Allamanda cathartica

Com flores amarelas durante quase o ano inteiro, a alamanda pode ser usada em cercas e no alto de muros. Originária do Brasil. Atenção: é tóxica!

Using Format