Cerrado

Tem gente que acha o Cerrado feio… Eu acho lindo!

Basta ver a caliandra (Calliandra dysantha) intensamente vermelha e delicada. A bela e frágil flor lilás da escultural canela-de-ema (Vellozia squamata) ou ainda o chuveirinho (Paepalanthus sp.) um tanto surreal na vegetação.


caliandra (Calliandra dysantha)

As folhas também são muito interessantes. São cores, texturas e espessuras variadas. Tem aquelas cobertas por pelos (pilosas) e as rígidas e espessas (coreáceas). Folhas vermelhas, recém-nascidas, folhas prateadas. E as árvores, com caules tortos, de casca grossa. Puro charme! Fauna rica e diversificada: tucanos, periquitos, araras, tatus, macacos-prego, micos, veados, tamanduás, jaguatiricas entre outros.


chuveirinho (Paepalanthus sp.)

Mas para entender o que estou falando e comprovar como o Cerrado é maravilhoso, sugiro uma visitinha. Uma caminhada no Jardim Botânico de Brasília, uma trilha na Chapada Imperial ou um fim de semana na Chapada dos Veadeiros mudará qualquer opinião contrária. Flora e fauna típicas além de lindas cachoeiras. 

PS. E aproveite rápido, pois as lavouras e o desenfreado crescimento urbano estão aí, destruindo todo o Cerrado que resta!

Texto de Rosalba da Matta Machado.Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Vereda intocada com inúmeros buritis (Mauritia flexuosa) na  Chapada Imperial

Chapada Imperial

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format