Existe alguma planta capaz de combater o Aedes aegypti?

Formas de controle do mosquito da dengue no jardim

O controle do mosquito Aedes aegypti no jardim não se limita a retirada de pratos de vasos e outros recipientes. Todos sabemos que, para se desenvolver, a larva deste mosquito precisa de água, preferencialmente limpa e parada. Desta forma, é importante manter a limpeza do jardim de uma forma geral. Devem ser retiradas as folhas caídas, secas ou não, que também podem servir como recipiente, mesmo que formem apenas uma pequena lâmina d’água. Para esta limpeza existem equipamentos que facilitam o serviço, como sopradores e aspiradores de folhas. As bromélias, segundo pesquisadores, não constituem ameaça pois o Aedes aegypti não encontra ambiente favorável no tanque formado pelas suas folhas para a reprodução do mosquito.

bromélias

Têm-se dito na mídia que uma espécie de Crotalaria – planta leguminosa usada como forração e adubo verde – seria capaz de atrair as libélulas, que são predadores naturais de larvas de mosquitos. Infelizmente não há comprovação científica que esta planta seja eficiente no combate ao mosquito Aedes aegypti. Outra planta que também estaria sendo usada como auxiliar no combate a este mosquito é a citronela, da qual é extraído um óleo que, em altas concentrações, atua como repelente de moscas e mosquitos. Neste caso também não há comprovação científica da eficiência do plantio desta espécie afim de evitar a proliferação do mosquito.

citronela

É importante ressaltar que o principal controle do mosquito é o extermínio dos locais propícios a sua procriação. Portanto o jardim deve ser vistoriado diariamente e mantido sempre limpo. Como o ciclo de desenvolvimento dos ovos em mosquitos é muito rápido – 48 horas – faz-se necessária visita diária ao jardim para combatê-lo com maior eficiência.

Além de ficar mais bonito seu jardim ficará muito mais saudável!

Texto de Rosalba da Matta Machado publicado originalmente na coluna Jardinando do portal Mundo Husqvarna. Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format