Lagartas: tem coragem de enfrentá-las?

Elas são rápidas e vorazes. Essas criaturinha horripilantes, que tornar-se-ão graciosas borboletas, num piscar de olhos devoram a planta que estava tão bonita e vistosa. Folha, flor, ramos novos… Tudo é apetitoso. Mas qual é o melhor remédio? Ou melhor, veneno? Nos quintais domésticos, muitas vezes conseguimos controlar essa praga sem a necessidade de usar nenhum tipo de defensivo. Basta apenas coragem! Pois é! Muita gente tem horror a lagartas. Confesso que me dá um arrepio quando penso nelas. 

Mas vê-las destruindo uma planta enche-me de coragem. Com ajuda de uma boa luva, rapidinho resolvo o problema. E o melhor, sem uma gota de veneno.  Desta forma, sempre escapam umas três ou quatro para contar a história, o que não é nada mau, pois elas, um dia, serão borboletas! Além disso, são imprescindíveis para manterem o equilíbrio biológico: muitos pássaros apreciam lagartas e borboletas.


Quando perceber que as folhas estão comidas nas bordas, pode apostar que tem uma, ou várias lagartinhas ali. Para achá-las, olhe sob as folhas. Nas palmeiras escondem-se entre o tronco e as folhas. Algumas só saem à noite. Até pelo barulho que fazem quando devoram as folhas é possível encontrá-las. As fezes, pequenas bolinhas pretas, também as denunciam.

Quanto mais rápido perceber, menor o estrago. Se procurar e não achar, é sinal que elas já estão encasuladas para tornarem-se lindas borboletas…

Texto de Rosalba da Matta Machado.Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format