Manutenção de jardins – Ervas Daninhas

A tiririca (Cyperus rotundus) é uma planta infestante que quase sempre precisa ser controlada logo após o plantio do gramado. Por ser uma planta invasora, com tubérculos resistentes e que se espalham profundamente do subsolo, o preparo do terreno costuma não ser um procedimento 100% eficaz para eliminá-la.

Depois de algum tempo, as “batatinhas” que sobreviveram, começam a brotar. Antes que produzam sementes, deve-se pulverizar um herbicida seletivo. Provavelmente com só uma aplicação a erva daninha não será eliminada, mas em pouco tempo terá diminuído bastante. Pode ser que depois da alguns meses, volte a aparecer, mas será em menor vigor e quantidade.

Além da tiririca, capins como braquiária e outras ervas daninhas podem surgir. Vêm trazidas pelo vento, por pássaros e muito comumente por adubos de gado usados no plantio. Um perigo! Costumam brotar nos espaços entre as placas de grama.

Precisam ser capinadas o mais rápido possível, evitando-se assim raízes mais profundas e sementes espalhadas disseminadas.

Ferramentas úteis: sacho, arrancador de inço, luvas.

Equipamentos de proteção individual: EPI (macacão de algodão hidro-repelente com mangas compridas, protetor ocular ou viseira facial, máscara descartável para vapores orgânicos cobrindo nariz e boca, luvas e botas de borracha).

Texto de Rosalba da Matta Machado.Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format