Manutenção de jardins – Irrigação

O projeto foi elaborado. O jardim foi implantado. E agora? O maior cuidado em um jardim recém-implantado é com a água. Para a grama, as mudas de arbustos, árvores e palmeiras, a primeira providencia é mantê-las bem irrigadas.

Conseguimos isso com mais eficácia e conforto através do uso de irrigação automatizada. Na falta da irrigação controlada por computador, mangueiras perfuradas e aspersores também funcionam.

Algumas palmeiras transplantadas já adultas exigem uma maior quantidade de água, precisando encharcá-las. Se existem vasos, o volume de água irá depender de alguns fatores como tamanho do vaso, necessidade hídrica da planta e localização (sol, meia-sombra e sombra).

Os jardins internos também merecem especial atenção quanto a quantidade de água. Quando recebem muito sol podem desidratar mais rápido. Normalmente acontece o contrário: sol apenas durante o meio-dia. Cuidado para não manter o solo encharcado. É tão prejudicial o excesso d’água quanto à falta.

A grama, logo depois de plantada, precisa receber bastante água. Em climas como o de Brasília, quente e seco durante boa parte do ano, a desidratação ocorre muito rapidamente. Se a grama sofrer stress hídrico no período pós-plantio, as conseqüências podem ser desastrosas.

Equipamentos necessários: aspersores, válvulas, tubulação e controlador para irrigação automatizada. Manqueira perfurada ou aspersor circular para irrigação manual.

Texto de Rosalba da Matta Machado.Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format