Manutenção de jardins – Podas

A primeira poda da grama normalmente é realizada 30 dias após o plantio. Nos primeiros cortes a máquina deve estar regulada o mais baixo possível. Desta forma os possíveis desníveis do gramado começam a ser corrigidos.

Nos demais cortes, deve-se esperar a grama atingir pelo menos 5 cm.Podas freqüentes e muito baixas esgotam as reservas da grama propiciando o aparecimento de doenças fúngicas e pragas. Gramas muito altas formam um colchão que vira habitat de muitos insetos. O uso de aparadores de canto é indicado para realizar os acabamentos. Onde há risco de danificar a planta, é mais seguro usar tesoura de poda.

Já a poda dos arbustos deve ser criteriosamente realizada. A orientação profissional é essencial para evitar que as plantas fiquem deformadas. O uso de tesouras bem amoladas evitam galhos lascadas, porta de entrada para fungos. Em galhos mais grossos, use o serrote ou mesmo a moto-serra.

Ferramentas úteis: máquina de cortar-grama, aparador de cantos, tesouras diversas, serrote, aparador de cerca-viva.

Equipamentos de segurança: Óculos de proteção, avental, sapatos fechados e luvas. Para proteger do sol, chapéu e protetor solar são sempre bem vindos.

Texto de Rosalba da Matta Machado.Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format