Manutenção de jardins – Pragas

Os cupins são uma ameaça sempre presente em nossos jardins. Ficam ainda mais danosos em jardins recém-implantados. A grama nova, tenra, está para o cupim assim como o açúcar está para as formigas. O controle de cupins deve ser feito no máximo dentro de 15 dias após o plantio da grama.

Algumas outras espécies também são atacadas por cupins. Através da descupinização do gramado combatemos também os cupins que prejudicam as demais plantas.  A freqüência do uso de cupinicidas gira em torno de 3 a 6 meses.

Existem vários cupinicidas no mercado e os mais seguros são os seletivos, ou seja, os que visam controlar somente a espécie danosa.

Formigas cortadeiras (saúvas e quenquéns) também aparecem para visitar o novo jardim. Fique atento a elas. Para combatê-las existem defensivos e também receitas caseiras e menos tóxicas.

Caramujos produzem um bom estrago nas plantas. Comem as folhas durante a noite. A catação manual é eficaz evita a necessidade de aplicação de veneno. Pulgões e cochonilhas costumam aparecer em plantas com algum tipo de estresse: falta de água, luminosidade deficiente, falta d’água e nutrientes. A calda de fumo é umas das maneiras de controlá-los. Outra é usando óleo mineral (um defensivo).

Mas atenção! É imprescindível ter em mente que defensivos são venenos que contaminam plantas, animais, pessoas e o meio ambiente. O uso deve ser evitado ao máximo e sempre que forem necessários, deve-se contar com orientação de engenheiro agrônomo.

Equipamentos de segurança: luvas, máscara, botas e roupa apropriada para aplicação de defensivos são equipamentos fundamentais. Cuide da sua saúde.

Texto de Rosalba da Matta Machado.Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format