Plantas no inverno

Nos países do hemisfério norte, onde o frio é rigoroso e a neve freqüentemente deixa tudo branquinho as plantas do jardim hibernam completamente. Ficam em total repouso esperando o degelo e a chegada da primavera. Somente dentro das casas é que vemos plantas ainda com folhas e flores. Em quase todo o Brasil, o inverno é bem diferente.

ave-do-paraíso (Strelitzia reginae)

Ainda assim há queda no metabolismo de algumas espécies que perdem um pouco da comum exuberância da nossa flora. Talvez pelo fato de não termos um inverno típico, com neve, algumas pessoas têm a falsa impressão de que as plantas deveriam continuar viçosas durante esta época do ano. Mas não há como ignorar a dormência invernal. Algumas espécies precisam deste tempo para reporem as energias. Aproveite para podar os galhos secos e mal-formados e diminua a irrigação a fim de evitar doenças. Porém, para algumas outras espécies, como as azaléias (Rhododendron sp.), ave-do-paraíso (Strelitzia sp.), ipês (Tabebuia sp.), manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) e bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima), o inverno é o período ideal para florescerem. Estas espécies podem e devem ser adubadas com fertilizantes ricos em fósforo. Para as demais, melhor aguardar a chegada da primavera.


bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)

Mesmo dentro de casa, no inverno, algumas folhagens como o asplênio (Asplenium nidus), típica de florestas tropicais, sentem bastante a queda de temperatura. Evite correntes de ar próximo à planta. Em relação a flores, nosso país possui ampla produção com elevada tecnologia. Assim podemos nos dar ao luxo de tê-las em vasos e cachepots durante todo o ano. As flores aquecem o espírito com suas cores alegres e ficam lindas no hall, na sala, no escritório, na cozinha ou no lavabo. Em interiores, podemos ter bem floridas a flor-de-maio (Schlumbergera truncata), o ciclâmen (Cyclamen persicum), a hortência (Hydrangea macrophylla), o crisântemo (Dendranthema grandiflora), o kalanchoe (Kalanchoe sp.), a begônia (Begonia elatior) entre outras. Para a cozinha, use vasinhos com temperos como manjericão, pimenta e sálvia. Existe ainda a opção de decorar os ambientes com flores de corte, que propiciam arranjos maravilhosos. As opções são várias, desde as clássicas rosas às exóticas heliconias, passando pelas singelas gérberas (Gerbera hybrida).

hortência (Hydrangea macrophylla)

manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis)

Um dos segredos de usar flores em casa é combiná-las com o cachepot e o local onde serão colocadas complementando a decoração, sem excessos. Vasinhos alegres e decorados ficam bem em ambientes descontraídos. Já para a sala aposte em vasos em cores neutras como branco ou preto ou ainda um belo jarro de cristal. Plantas maiores ficam elegantes em cahepots de madeira, vidro, cerâmica ou fibra. A irrigação das plantas também merece atenção. Muitas vezes elas vêm em solo substrato, onde a capacidade de reter água praticamente não existe. Neste caso talvez seja ideal um pouco de água diariamente. As flores de corte podem manter-se belas durante uma semana se diariamente trocarmos a água e cortarmos um pedacinho do ramo.

E, na ausência de neve, vamos aproveitar o inverno contemplando nossas flores tanto dentro como fora de casa.

Texto de Rosalba da Matta Machado.Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format