Plantas para decorar a casa

Um jardim bem projetado sempre está a oferecer todos ímpares momentos ao ar livre. Os pássaros, as borboletas, as estações do ano, a brisa e até mesmo a chuva produzem encantamentos.

Mas, pensa-se em plantas dentro de casa? Grande ideia! Lá, elas causam bem-estar e conforto. Que é tudo o que se quer numa casa. E mais: perfumam, decoram. Não há limite para esta bela extravagância.

antúrio (Anthurium andraeanum)

Algumas pessoas se cativam com um único vaso. Suficiente tantas vezes para deixar o ambiente mais aconchegante. Outras gostam de montar uma pequena floresta, com várias espécies.

O perfume pode vir de orquídeas (Cattleya sp. e Encyclia odoratissima) e lírios (Lilium pumilum) ou, ainda, da lança-de-ogum (Sansevieria cylindrica), com suas flores de marcante aroma noturno. O antúrio (Anthurium andraeanum) decora delicadamente com um toque vintage.

Para quem aprecia flores: camélia (Camellia japonoica), azaléia (Rhododendron simsii), ciclamem (Cyclamen persicum), jasmim-do-cabo (Gardenia jasminoides), amarílis (Hippeastrum hybridum), impatiens (Impatiens walleriana) e mini-rosa (Rosa chinensis).

Se a ideia for trazer o verde para dentro de casa, algumas espécies bastante folhosas ficam lindas, como asplênio (Asplenium nidus), filodendro (Philodendron sp.), cheflera (Schefflera arboricola), zamioculca (Zamioculcas zamiifolia) e calatéia (Calathea sp.).

zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

As árvores também podem ser mantidas em vasos. Várias espécies de fícus atendem a este propósito, como o figueira-lira (Ficus lirata), o figueira-triangular (Ficus leprieurii) e o fícus miniatura (Ficus elástica ‘Decora’).

Se pensarmos em palmeiras, tem-se a licuala (Licuala grandis), a chameodora (Chamaedorea elegans), a pinanga-de-coroa (Pinanga coronata) e as mais populares, versáteis e resistentes fênix (Phoenix roebelenii) e ráfis (Raphis excelsa).

Frutíferas também ficam um charme em vasos: jabuticaba (Myrciaria cauliflora), laranjinha kinkan (Citrus japonica), romã (Punica granatum) e acerola (Malpighia glabra).

E ainda existem aquelas que quase nada exigem. Perfeitas para lugares a sol pleno – os cactos e as suculentas. Cactos: cabeça-de-frade (Melocactus bahiensis), o famoso mandacaru (Cereus jamacaru), cacto-azul, (Pilosocereus azureos) e palmeira de Madagascar (Pachypodium lamerei). As suculentas (são fáceis de cuidar e gostam de sol): echevéria (Echeveria glauca), planta-fantasma (Graptopetalum paraguayense), flor-de-maio (Schlumbergera truncata) e planta-jade (Crassula argentea). Para interiores, uma boa opção é a avelós (Euphorbia tirucalli).

avelós (Euphorbia tirucalli)

Os vasos e cachepots (palavra francesa que define vaso decorativo, destinado a esconder os vasos de plantas) complementam a decoração da casa. Sãos diversos os tamanhos e modelos disponíveis no mercado: barro, vidro, metal, plástico, pedra, fibra, cerâmica etc.

Para acertar na escolha, tanto da espécie vegetal como do tipo do vaso, deve-se considerar as seguintes informações (e combiná-las com o tipo de planta):

1. Luminosidade e ventilação do ambiente – a luz é natural ou artificial? Ficará no sol da manha ou da tarde? As janelas permanecem mais tempo abertas ou fechadas? Tem ar condicionado?

2. Presença de crianças – já maiores ou pequenas? Passam correndo pelo local onde ficará a planta?

3. Presença de animais – gatos ou cães? De que tamanho? Ficarão sozinhos por período prolongado no mesmo ambiente das plantas?

4. Manutenção – interesse e disponibilidade para irrigar, adubar e combater pragas e doenças.

Para que a planta dure muitos anos no local escolhido, todas as perguntas devem ser criteriosamente respondidas. Deve-se ter atenção especial em relação às plantas tóxicas para evitar acidentes.

Texto de Rosalba da Matta Machado publicado originalmente na coluna Jardinando do portal Mundo Husqvarna. Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format