Sabiá, nosso companheiro no jardim

Muitas as vezes que preparamos um terreno para implantarmos um jardim recebemos a vista do Turdus rufiventris, o famoso sabiá-laranjeira ou simplesmente sabiá. Ele, companhia freqüente nos jardins, adora a etapa de preparo do solo. Consegue as mais apetitosas minhocas!

Turdus rufiventris - SABIÁ-LARANJEIRA. Sabiá fêmea - Preparando o banquete!

O sabiá aprecia também frutas como amora (Morus nigra), goiaba (Psidium guajava), caju (Anacardium occidentale), pitanga (Eugenia uniflora), mamão (Carica papaya), acerola (Malpighia glabra), jabuticaba (Myrciaria cauliflora) e laranja (Citrus sinensis).

Nas palmeiras como o  jerivá (Syagrus romanzoffiana), a seafórtia (Archontophoenix cunninghamii) e o acaí (Euterpe oleracea) nunca faltam sabiás para se deliciarem com seus frutos.

Árvores ornamentais como a cheflera (Schefflera actinophylla), a murta-de-cheiro (Murraya exotica), a magnólia-amarela (Michelia champaca) e a fruta-de-sabiá (Acnistus arborescens) também atraem a ave.

O mais interessante, é o seu jeito de prestar atenção nas pessoas. Parece querer comunicar-se. Fica pertinho, observando com seu olhar expressivo.

Turdus rufiventris - SABIÁ-LARANJEIRA

Seu canto na época que antecede o período das águas é característico. Um lamento, uma reivindicação. Pede mesmo por chuva.

É uma criaturinha muito especial. Não é a toa que é a ave símbolo do Brasil.

Texto de Rosalba da Matta Machado.Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format