Uso da madeira no jardim

Veja como a madeira por enobrecer projetos de grandes jardins

A madeira é um material de notável versatilidade usada nas construções, desde sua estrutura até ao telhado. Mas, e no jardim? Como usa-la?

Podemos usar madeiras velhas de demolição em conjuntos de bancos de varanda e jardim. Na criação de caminhos originais usamos dormentes de trilhos ferroviários. Estes, quanto mais marcados pelo tempo, mais perfeitos hão de ficar.

Dormentes de trilhos ferroviários

Dos antigos postes de luz, das suas cruzetas, fazem-se “cachepots”, vasos, bancos e painéis para jardins verticais. São encontradas em lojas especializadas ou nos interiores do país.

Além das peças antigas, as madeiras novas terão sempre o seu lugar. Do ipê e da teca fazem-se pergolados, decks e móveis. Essas madeiras são resistentes às intempéries.

A vantagem da teca sobre o ipê é que aquela provém de reflorestamentos, com selo de certificação florestal pelo Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council – FSC) enquanto o ipê, não raramente, é proveniente de extração ilegal. Ao comprar madeiras deve-se ficar atento a esta questão da certificação!

A madeira do eucalipto é proveniente de reflorestamento, e, portanto também certificada. Quando recebe tratamento químico e térmico pode ser usada em cercas, casinhas na árvore, parques infantis entre outras aplicações.

Um dos mais simples usos da madeira é como protetor de solo e acabamento de canteiros. Neste caso são usadas cascas de madeira, geralmente de eucalipto.

Contudo, quando se se planeja usar madeira no jardim, leve em conta o trabalho na manutenção que este material demanda. Seja madeira nova ou usada, ela deve ser protegida para evitar a rápida deterioração.

Eucalipto tratado

As madeiras que ficam expostas ao tempo precisam ser tratadas com verniz ou stein (resina de efeito decorativo que ressalta a tonalidade natural da madeira, além de ser hidro-repelente e fungicida). Já os móveis de madeira de demolição recebem uma boa camada da também hidro-repelente cera de carnaúba (obtida a partir derretimento e filtragem da resina extraída manualmente da película protetora das folhas da palmeira carnaúba, é vendida sólida e deve ser derretida em banho maria antes do uso).

Assim afirmo: um jardim em que se emprega madeira torna-se sempre mais aconchegante e encantador.

Texto de Rosalba da Matta Machado publicado originalmente na coluna Jardinando do portal Mundo Husqvarna. Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados.

Pergolado tratado com stein

Deck

Copyright © Todos direitos reservados. 
Using Format